A Power Engenharia tem ampla experiência nos aspectos construtivos das linhas de transmissão de energia elétrica em corrente alternada e contínua de curtas, médias e longas distâncias, desde as fases de concepção do projeto, passando por análises técnicas e econômicas, até a entrega e finalização de um empreendimento deste porte.

A complexa rede de transmissão brasileira, tem mais de 116.000 km e é considerada a maior rede interligada do mundo (Eletrobras, “Como a energia elétrica é transmitida no Brasil”).

O Sistema Interligado Nacional conecta eletricamente todas as regiões do país, exceto pequenos sistemas isolados existentes na Amazônia ou sistemas de natureza particular, que correspondem à pequena parcela de 1,7 % do total instalado. Porém, ainda que a maior parte do país seja atendida por redes de transmissão, a crescente demanda requer a permanente expansão e reforço da malha, para que haja qualidade e confiabilidade no atendimento.

A construção de linhas de transmissão, seja para a interligação nacional ou apenas para atender a demandas específicas, é um serviço que exige muitos estudos tanto de viabilidade técnica quanto econômica e visa um melhor aproveitamento da energia. É importante destacar que todas as etapas de projeto e construção de LTs (linhas de transmissão) exigem fortes aportes financeiros, desde a sua concepção até a conclusão. Ademais, depois de construídas, estas linhas necessitam ser operadas e conservadas por equipes qualificadas.

Trata-se de uma atividade bastante complexa, que exige diversos estudos preliminares, além da execução de inúmeras atividades de campo, onde é necessário organização e planejamento para que a entrega do empreendimento seja realizada dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Dentre as atividades desenvolvidas, são observados serviços jurídicos e de engenharia, obras civis e montagens eletromecânicas, além de gerenciamento e supervisão do projeto.

 

 

Diretrizes

A elaboração dos documentos básicos para a implantação de uma LT prescinde de um minucioso levantamento de campo, a fim de propiciar o conhecimento do meio físico, biótico e antrópico que o corredor de estudo atravessa. Também é fundamental levantar dados meteorológicos, geotécnicos e históricos da região para definir as melhores alternativas dentro da solução.

Em visitas técnicas que antecedem os leilões de transmissão, ainda na fase de estudos, as transmissoras têm a possibilidade de mapear alternativas de traçado para a futura LT.

Apesar de a Aneel sugerir a diretriz principal através do relatório R3, fornecendo inclusive as coordenadas dos vértices, é possível realizar modificações em busca do menor custo para o empreendimento.

 

Engenharia de Projeto

A Engenharia de Projeto é uma importante área responsável por implantar soluções tecnológicas nos diversos estágios do empreendimento ao estabelecer um conjunto de procedimentos e especificações que resultam em algo concreto ou em um conjunto de informações.

Desta forma, todo o conteúdo gerado por esses estudos técnicos torna-se um manual para o projeto, a partir do qual os parâmetros elétricos, mecânicos e ambientais são definidos e utilizados como base para a execução da obra. É dividido em projeto básico e projeto executivo e envolve uma série de atividades que visam obter desempenhos operacionais satisfatórios de acordo com normas, equações e procedimentos comprovadamente confiáveis.

Os projetistas responsáveis pela elaboração destes projetos da Power Engenharia possuem enorme familiaridade com os cálculos de todos os parâmetros envolvidos e possuem profundo conhecimento sobre as ferramentas computacionais e softwares que auxiliam e otimizam o trabalho.

 

Projeto Básico

O projeto básico consiste em um documento que revela todos os elementos técnicos necessários para caracterizar a obra ou serviço, com um nível de detalhamento suficiente para possibilitar o entendimento completo da solução proposta. Nesse sentido, o escopo do projeto, as características e quantidades de todos os materiais e equipamentos utilizados, os estudos de impacto ambiental e a declaração de responsabilidades devem estar presentes neste documento.

Tendo em vista a necessidade de determinar algumas premissas fundamentais à estruturação da obra, nos projetos básicos de linhas de transmissão devem constar a série de torres utilizada, a especificação completa dos cabos condutores e para-raios, tipos de isoladores e todos os componentes empregados na construção, servindo de base para a compra dos materiais, para a elaboração dos estudos ambientais e para o desenvolvimento do Projeto

Executivo.

4.2.2 Projeto Executivo

Consiste no serviço de engenharia responsável pelo detalhamento de todas as instruções necessárias à execução da obra. Neste documento são compilados os desenhos e especificações que serão utilizados na construção, juntamente com a descrição de montagem dos equipamentos.

Esta etapa inicia assim que os trabalhos de levantamento topográfico e os desenhos de planta e perfil são concluídos. Assim, o gabarito de plotação e a posterior alocação das estruturas no perfil podem ser preparados. Neste momento, com a família de estruturas e cabos (condutores e para-raios) já definidos, pode ser realizada a plotação sobre o desenho topográfico na escala adequada com o auxílio do softwares

Com os softwares é possível simular as condições gerais da linha bem como suas flechas, considerando os efeitos térmicos.

Além da observação da condição mencionada acima, os seguintes aspectos também devem ser avaliados para que as plotações preliminar e final sejam definidas, respeitando as normas vigentes:

  • A condição EDS (Every Day Stress) deve ser determinada considerando uma porcentagem da carga de ruptura do cabo e a temperatura média da região.
  • Quando submetidos por longos períodos às condições de EDS, o cabo sofre um alongamento permanente denominado fluência (ou creep), que deve ser acrescido aos alongamentos originados por acréscimo de carga e variação de temperatura.

Seguindo os critérios de tensão máxima que o condutor pode ficar sujeito, constrói-se, então, o “gabarito” do cabo, que é a reprodução das curvas do cabo nas condições de projeto.

Considerando a condição de flecha máxima, são definidas as torres a serem plotadas.

O efeito de arrancamento (ou cálculo da capacidade de carga à tração) também deve ser verificado. Tanto esta possibilidade quanto incompatibilidades da torre escolhida em relação aos vãos de vento e de peso são analisadas facilmente pelos softwares. O software otimiza a distribuição das estruturas, procurando a melhor uniformidade de vãos possível, de acordo com as condições do projeto.

Outro item importante no projeto executivo, que demanda bastante atenção devido à elevação do custo e às potenciais implicações técnicas, é o projeto de travessias. Nele constam informações como: ângulo de cruzamento, altura dos cabos ao solo e outras particularidades, de acordo com as normas específicas.

Caso sejam verificadas travessias sobre LT’s ou outros obstáculos como rodovias, ferrovias, edificações, etc., as licenças devem ser previamente solicitadas ao órgão responsável.

Além dos itens citados, são desenvolvidos pela Power projeto e execução de obra dos diferentes tipos de fundação normais e especiais, construção e montagem com especificidades de diversas ferragens, acessórios, itens de aterramento e de montagem, além das especificações.